top of page
  • Foto do escritorEquipe Sinta São Paulo

Setor de Casa e Decoração cresce no Brasil e gera mais de 458 mil empregos

O levantamento realizado pela ABCasa, em parceria com o IEMI, aponta os impactos significativos do segmento na economia e no mercado de trabalho.


Decoração
Itens de Decoração

A atividade no setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas demonstra crescimento mesmo em meio às incertezas econômicas pós-pandemia. De acordo com o Estudo de Mercado realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores), em parceria com o IEMI (Inteligência de Mercado), o setor movimentou um montante impressionante de R$ 96 bilhões em 2022, refletindo uma resiliência notável e uma demanda constante por esses produtos.

O desempenho do setor teve um papel fundamental na criação de novos postos de trabalho no Brasil, com mais de 458 mil empregos diretos gerados em 2022. Além disso, a produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas atingiu R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos.

A análise também destaca 238,8 mil pontos de venda, incluindo 135,2 mil varejistas especializados em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, além de 103,6 mil PDVs (Pontos de Venda) de varejo não especializado, com lojas de departamentos, variedades e home centers. Destaca-se que juntos empregaram, no ano passado, um total de 2,7 milhões de pessoas no varejo.

“Vale destacar que as empresas atacadistas se abastecem de produtos nacionais e importados, ampliando as oportunidades de trabalho, desde a distribuição até a comercialização. Isso não apenas promove a criação de empregos diretos, mas também gera uma série de oportunidades indiretas em diversas áreas do setor. Nos destacamos, não apenas por contribuir para o fortalecimento da economia, mas também para o crescimento contínuo do mercado de trabalho”, afirma Eduardo Cincinato, Presidente da ABCasa.


A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – ABCasa, é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.


Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.


Por Paula Ferezin da RelatioNow

Equipe Sinta São Paulo!


Comments


bottom of page