top of page
  • Foto do escritorEquipe Sinta São Paulo

Sesc São Paulo lança podcast "Curso da Vida" para debater temas relacionados ao envelhecimento.

Episódios serão disponibilizados nos streamings de áudio.


Bate papo sobre envelhecimento
Podcast "Curso da Vida"

O Sesc São Paulo lança, no dia 4 de outubro, o primeiro episódio do podcast ‘Curso da Vida’, a fim de debater questões da vida pela ótica do envelhecimento. Os programas são baseados em temas da Revista Mais 60, do Sesc São Paulo, e terão a participação de acadêmicos, influenciadores digitais e convidados especialistas. Serão 10 episódios, cada um lançado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, nos streamings de áudio.



Intitulado “Com que roupa eu vou envelhecer?”, o episódio de estreia investiga as construções sociais que se encaixam em termos como a terceira idade, velhinho, melhor idade e idade de ouro. Os jornalistas Renan Sukevicius e Juliana Dantas recebem Beltrina Côrte, jornalista e CEO do Portal do Envelhecimento; Cris Paz (apresentada à época como Cris Guerra), publicitária, escritora e comunicadora de temas relacionados ao envelhecer; e Helena Wiechmann, Sonia Massara e Gilda Bandeira de Mello, as influencers conhecidas como as Avós da Razão (@avosdarazao).


Para a apresentadora Juliana Dantas, é preciso conscientizar a todos para que o processo de envelhecimento seja uma experiência positiva. “A gente acredita que é importante esse diálogo intergeracional e que pensar a velhice é uma tarefa de toda a sociedade. Por aqui no 'Curso da Vida' você encontra a velhice sem clichê e sem eufemismo”.


Um dos temas explorados ao longo dos episódios será a gerontecnologia, estudo que se dedica ao desenvolvimento e aplicação de tecnologia para atender às necessidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas. Mas afinal, como democratizar o acesso a ferramentas tecnológicas para todas as pessoas, incluindo as idosas? Outras áreas abordadas serão os cuidados multidisciplinares, envolvendo a sexualidade, a emoção e as discussões de gênero que existem na vida das pessoas com mais de 60 anos, bem como a ocorrência da doença de Alzheimer, que afeta muitos desta população.


É de suma importância falar sobre envelhecer, já que a população mundial está ficando cada vez mais velha, e o Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), será a sexta nação do mundo com o maior número de idosos até 2025. O país tem hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33 milhões de pessoas idosas e esse número deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060.


SERVIÇO:

Podcast ‘Curso da Vida’

Lançamento: Sesc Digital (sescsp.org.br/cursodavida) nos streamings de áudio

FICHA TÉCNICA

Curso da Vida é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o Sesc São Paulo

Concepção, apresentação e roteiro: Renan Sukevicius e Juliana Dantas

Produção executiva: Gabriela Mayer

Montagem e sonorização: Renan Sukevicius e Pedro Janczur

Mixagem: Pedro Janczur e Guilherme Chiurciu

Criação visual: Renan Sukevicius

Trilha sonora original: Consoante de Sons

Captação de som em estúdio: Agência de Podcasts

Realização: Sesc Digital

Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as 43 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc lançou em 2020 o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo sob demanda, atualmente com mais de 24 mil itens em diferentes suportes (vídeo, imagem, áudio e publicação). Saiba mais: sescsp.org.br/sescdigital

Informações para a imprensa:

SescTV – Assessoria de Imprensa

Bruna Dutra – marketing@sicomunicacao.com.br

(11) 99191-5116 | (11) 3042-5641

Silvana Inácio – silvana@sicomunicacao.com.br

Contato: (11) 97688-3624 | (11) 3042-5641

Fale com a gente pelo WhatsApp da SI Comunicação: (11) 99191-5116


Equipe Sinta São Paulo

Comments


bottom of page