top of page
  • Foto do escritorEquipe Sinta São Paulo

Peixe, camarão e polvo: Chef Francisco Souza ensina o ponto perfeito dessas proteínas.

O oceano está repleto de verdadeiros tesouros para a culinária: peixes, crustáceos e moluscos são uma das iguarias mais exploradas na cozinha de frutos do mar. No entanto, esses ingredientes além de carregarem o sabor do oceano tem como forte particularidade a delicadeza da sua cocção.

Para alcançar o ponto perfeito de proteínas marinhas muito apreciadas é preciso atenção aos detalhes, segundo Chef Francisco, à frente do Ponza Frutos do Mar, restaurante referência em culinária com insumos do mar em Fortaleza. O profissional destaca alguns segredos utilizados no Ponza para o preparo e cozimento impecável de peixes, camarões e polvos. Confira:


Peixe: um toque de maestria


A chave para cozinhar um peixe perfeito reside na simplicidade e no respeito aos ingredientes, segundo o Chef Francisco Souza. "A qualidade do peixe é fundamental. No Ponza, sempre buscamos os peixes mais frescos e sustentáveis, e isso faz toda a diferença em nossos pratos", pontua. A primeira dica do chef é não exagerar nos temperos. "Apenas um toque de azeite de oliva, sal e pimenta são suficientes para realçar o sabor do peixe", diz ele. Além disso, a temperatura é crucial. "Cozinhar em fogo médio-baixo ajuda a manter a suculência do peixe. E lembre-se de virar apenas uma vez para evitar que se desfaça."


Camarão: doçura e sabor do mar


Destacar o sabor natural dos camarões é outra especialidade do Ponza Frutos do Mar, segundo o chef. "Camarões têm uma doçura natural que deve ser respeitada", afirma. Para o ponto perfeito, o Francisco recomenda cozinhar até que os camarões fiquem rosados e firmes. "Não exagere no tempo de cozimento, pois podem ficar emborrachados. O segredo é o controle do tempo e do calor", destaca.


Polvo: a tentação das texturas


Segundo o chef Francisco, o polvo é um ingrediente ousado, mas mais simples do que parece. "O segredo do polvo é cozinhá-lo devagar para que fique macio, mas sem perder a textura", explica. Para isso, o chef sugere cozinhar o polvo em água salgada com aromáticos como alho e folhas de louro até que ele esteja macio, o que geralmente leva cerca de uma hora. "Depois disso, um rápido banho na grelha para dar um toque de defumado e textura crocante”, aconselha.


“No Ponza, esses pratos além de muito sabor ganham vida por meio das mãos talentosas do chef Francisco Souza. Desfrutar de uma refeição no Ponza é vivenciar uma experiência gastronômica que celebra o melhor do mar e os seus sabores frescos e autênticos”, destaca Gabrielle Nobre, sócio-diretora do Grupo OE.


Serviço


Funcionamento do Restaurante: Ter a Qui 11h30 às 15h30 e 18h às 0h.

Sex e Sáb 11h30 às 0h e Dom 11h30 às 22h.

Endereço: R. Vicente Leite, 520 - Loja 01 - Meireles, Fortaleza

SOBRE O GRUPO OE


Em atividade há mais de 27 anos, o Grupo OE é um dos principais fomentadores da gastronomia, entretenimento, eventos e cultura no Ceará. Operando em diferentes áreas e setores da economia, a organização é amplamente reconhecida por seu trabalho e legado. Por meio do seu principal braço, a Oficina de Eventos, a empresa já realizou mais de 8.000 eventos de todos os portes. Recentemente a companhia ampliou sua atuação, abrindo três casas gastronômicas em Fortaleza, sendo elas Cortile, Ponza e Babbi.


Assessoria de Imprensa - GRUPO OE – Capuchino Press

Redação (85) 3267.1425

Elias Bruno – elias@capuchino.com.br

Onivaldo Neto – onivaldo@capuchino.com.br

Renata Benevides

Karla Rodrigues


Equipe Sinta São Paulo

Opmerkingen


bottom of page