top of page
  • Foto do escritorEquipe Sinta São Paulo

Dia 26/02 à partir das 9h terá Competição Agility em Cotia/SP-Brasil... Bora assistir?

Atualizado: 8 de abr. de 2023


Agility é uma atividade de agilidade praticada por duplas compostas de um cão e seu condutor.


O condutor deve conduzir seu cão, sem guia ou coleira, sem tocá-lo e sem a utilização de brinquedos ou comida (usando apenas gestos e comandos verbais), em um percurso com vários obstáculos, seguindo regras específicas em cada um deles.



Foto: Campeonato Mundial de Agility que rendeu premiação

para dupla brasileira - Revista Cães & Cia.


Qualquer pessoa, seja ela criança, adulto ou idoso, e qualquer cão, seja ou não de raça, pode praticar o agility desde que suas condições de saúde assim o permitam.


O objetivo é terminar o percurso sem cometer infrações e no menor tempo possível, tornando o agility uma prova de habilidade, onde a velocidade é critério decisivo de desempate.


Os obstáculos são compostos por: saltos em altura e à distância, muro, passarela, rampa ‘A’, gangorra, túneis, pneu e slalom e são dispostos em distâncias que variam de 5 a 7 metros, numerados de acordo com a sequência que devem ser abordados.


Nas provas oficiais de agility os condutores conhecem o percurso, definido pelo Juiz da prova, pouco antes da competição, porém há um tempo de 7 minutos para que façam o reconhecimento da pista, sem o cão, e montem sua estratégia de condução que varia de condutor para condutor ou, até mesmo, de dupla para dupla. Assim, um mesmo condutor pode ter estratégias diferentes para cães diferentes.


A competição, ainda, é dividida em graus de dificuldade:

Iniciantes e Graus I, II e III.


Os cães são distribuídos em categorias de acordo com seu tamanho: small, medium, intermediate e large.

As categorias serão divididas conforme a altura da cernelha do cão da seguinte forma:

  • Small, que abrange cães com até 34,99 cm de altura da cernelha (altura que vai da pata dianteira até o osso do “pescoço” do cão);

  • Medium, que inclui animais com 35 cm a 42,99 cm de altura da cernelha;

  • Intermediate, que inclui cães com 43 cm a 47,99 cm de altura da cernelha;

  • Large, para cães que tenham acima de 48 cm de altura da cernelha.

Essas medidas são fundamentais para determinar a altura dos obstáculos, garantido o melhor desempenho do cão, sem sobrecarga da musculatura e da estrutura óssea do animal.

Todos os cães devem ser avaliados para se enquadrarem nas categorias: Small, Medium, Intermediate e Large.


Desta forma, os SALTOS terão:

  • Na categoria Small – saltos de 25 a 30 cm;

  • Na categoria Medium – saltos de 35 a 40 cm;

  • Na categoria Intermediate – saltos de 45 a 50 cm;

  • Na categoria Large – saltos de 55 a 60 cm.

Para a categoria iniciante, os percursos deverão ter no máximo 18 obstáculos e um mínimo de 15 a serem transpostos. Já para as categorias de Graus I, II e III as provas devem ter um número mínimo de 15 e no máximo de 22 obstáculos.


Quer se inscrever com seu Cão?


Para competir em provas oficiais, os cães devem ter idade mínima de 12 meses para o nível iniciante. Para ingressar “Grau I”, o animal precisa ter no mínimo 18 meses. Além disso, o condutor, que pode, ou não, ser o dono do cachorro, deve se cadastrar no site da Comissão Brasileira de Agility para obter a carteira de trabalho de seu cão. Após o pagamento da taxa de Licença de Agility, estará apto para se inscrever e participar dos campeonatos disputados em todo o território nacional. Para saber mais, clique na aba Participando das Competições.


Agility Brasil - Comissão Brasileira de Agility


Dia 26 de fevereiro de 2023 terá a 4a FunCup em Cotia, aparece lá ou se quiser assistir esse agility, sem sair de casa...


A partir de hoje, o agility contará com o sistema Livestream M2G, uma plataforma de streaming. O sistema pay-per-view transmitirá todas as provas ocorridas em São Paulo. A partir de uma assinatura mensal, você terá acesso aos eventos transmitidos ao vivo, mas também armazenados na “biblioteca”.


Além disso, a super novidade é que você pode receber uma comissão conforme compartilha o seu acesso com outras pessoas. Quando elas ativarem a assinatura pelo seu link, você receberá


25% do valor de volta.


A plataforma pretende estender, no futuro, a transmissão de eventos de agility que ocorram em outros estados do Brasil.


Clique e garanta sua assinatura: https://cba.m2gsports.live


Equipe Sinta São Paulo!

62 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page