top of page
  • Foto do escritorEquipe Sinta São Paulo

Robozão interage com passageiros na estação Tatuapé do Metrô nesta quinta-feira.

Ação promovida pelo Instituto PROA divulga o PROPROFISSÃO, curso gratuito de programação para jovens de 17 a 22 anos de escolas públicas.


foto robozão proa
ROBOZÃO - Ação Instituto PROA

O Robozão, robô de 2,8 metros de altura, vai animar e interagir com os passageiros do Metrô de São Paulo no próximo dia 20 de abril (quinta-feira).


A ação será promovida pelo Instituto PROA para divulgar o PROPROFISSÃO, curso gratuito de programação para jovens de 17 a 22 anos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio em escola pública. A ação acontece das 7h30 às 8h30, das 12h às 13h e das 19h10 às 20h10, na Estação Tatuapé, Linha 3 - Vermelha do Metrô.





Em sua performance, o Robozão vai brincar com o público e divulgar o curso, que está com as inscrições abertas. “Vamos promover uma atividade interativa para chamarmos a atenção de pais, responsáveis, jovens e adolescentes sobre a iniciativa gratuita de formar profissionais para o mercado de programação e tecnologia, que está em alta. O robô de quase três metros é uma atração tecnológica e performática”, comenta a CEO do Instituto PROA, Alini Dal’Magro.


A nova turma do curso gratuito de programação Java tem 150 vagas e as inscrições devem ser feitas até dia 18 de maio no site da organização:


https://www.proa.org.br/. Além de ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública e ter entre 17 e 22 anos, o interessado precisa morar na Grande São Paulo. Os alunos selecionados terão notebook emprestado, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas diárias nos turnos da manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h).


O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (Rua Tito, 54 - Vila Romana, São Paulo). Eventualmente, haverá aulas aos sábados.


“O curso é uma excelente opção de profissionalização de jovens de escolas públicas para um mercado emergente, que está cada vez contratando mais e pagando melhores salários. Queremos divulgar essa oportunidade para que esses jovens possam construir uma carreira promissora, com foco nas demandas do futuro. Para nós, do PROA, o PROPROFISSÃO tem um grande valor social e também de geração de renda”, afirma Alini.


A formação é dividida em três núcleos. No Núcleo Técnico, os jovens desenvolvem competências em programação Java com trabalho em grupo, vivências corporativas, projetos e atividades. O Núcleo Comportamental atua nas habilidades sociocomportamentais e perfil profissional com atividades relacionadas ao autoconhecimento, propósito, carreira e mercado de trabalho. O Núcleo Cultural proporciona aos alunos experiências práticas para expandir o repertório cultural.


A opinião de quem já se formou e teve literalmente a vida transformada é unânime: o PROPROFISSÃO foi responsável por preparar a entrada desses jovens no mercado de trabalho e conseguir o tão sonhado primeiro emprego. Para a jovem Isabella Vieira Rosseto, formada em 2022, o PROA foi fundamental, pois além de ensinar programação, ensinou também comunicação e habilidades comportamentais. 

“O curso transformou minha vida desde o primeiro dia de aula, todos os dias tive conhecimentos novos e lições de vida. Antes eu não sabia qual seria meu rumo profissional, se queria entrar numa faculdade ou com o que eu iria trabalhar, o curso me mostrou um leque de opções e sempre fez eu me sentir confortável para seguir o que quisesse. O PROA abriu meus olhos e diversas portas, foi por meio dele que consegui meu primeiro emprego na área de tecnologia”, aponta Isabella que hoje trabalha no Banco PAN.

Opinião muito semelhante à do jovem Leonardo Ferreira, que também se formou em 2022 e já conseguiu seu primeiro emprego. Para ele, o PROPROFISSÃO foi um divisor de águas. 

“O curso foi totalmente diferente de tudo que eu já vivi, foram seis meses que me renderam grandes amigos e professores que se importaram genuinamente com seus alunos. O ambiente é harmonioso e o aprendizado é garantido. Me sinto mais preparado para mostrar tudo que eu aprendi, tenho hoje uma confiança maior no meu potencial e uma vontade enorme de aprender mais e mais. Posso afirmar que tudo isso aconteceu por conta do PROA”, finalizou Leonardo, que hoje também integra a equipe do Banco PAN.


Serviço:


Apresentação do Robozão

Dia: 20 de abril – Quinta-feira

Horários:

7h30 às 8h30

12h às 13h

19h10 às 20h10

Local: Estação Tatuapé, Linha 3 - Vermelha do Metrô - Rua Melo Freire, Tatuapé - São Paulo - SP

Mais informações sobre o Robozão: https://www.instagram.com/robozaooficial/

Curso de programação

Inscrições: Até 18 de maio

Início das aulas: 24 de julho

Duração: 6 meses

Aulas diárias: De quatro horas, das 9h às 13h ou das 14h às 18h

Link para inscrição: https://www.proa.org.br


Sobre o PROA


O Instituto PROA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, atuando junto com financiadores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, milhares de jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto PROA já impactou mais de 36 mil jovens, e 85% dos jovens formados estão trabalhando em grandes empresas e o PROA continua acompanhando suas trajetórias profissionais.


Por Fabrício Junqueira - Assessor de Imprensa da Betini Comunicação

Equipe Sinta São Paulo!



Opmerkingen


bottom of page